Agência Panafricana de Notícias

Comissariado de Polícia atacado no norte do Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso ( PANA) - Um comissariado de Polícia, em Sollé, no norte do Burkina Faso, foi atacado domingo à noite por indivíduos armados não identificados, relataram à PANA habitantes da aldeia.

Uma fonte de segurança em Ouagadougou confirmou o ataque, sem dar pormenores, mas « o comissariado de Polícia foi saqueado », constatou Patrice Sanou, um professor instalado nesta aldeia.

O norte do Burkina Faso encontra-se numa onda de ataques terroristas, a mando do djihadista (islamita) burkinabe Malam Dicko, baseado nesta localidade.

« A insegurança no norte do Burkina Faso não resulta unicamente dum défice de desenvolvimento, nem da incompreensão entre um Estado Central e uma localidade longínqua muito menos da influência negativa dum país vizinho em guerra", indica um relatório do International Crisis Group sobre a situação de segurança do Burkina Faso..

Ela é sobretudo a consequência duma crise profunda que agita grupos humanos residentes nas localidades do norte. É com sobre estas assimetrias muito locais entre mestres e súbditos, dominantes e dominados, antigos e modernos que Malam Dicko estabeleceu a sua popularidade », sublinhou o Idocumento.

International Crisis Group é uma Organização Não Governamental (ONG) fundada em 1995, com a incumbência de resolver e prever conflitos armados internacionais.

-0- PANA NDT/JSG/FK/DD 16out2017