Agência Panafricana de Notícias

Comissão tripartida para resolver crise entre Governo e empresa comoriana de telecomunicações

Moroni, Comores (PANA) – Uma comissão multissetorial foi criada nas ilhas Comores para refletir sobre a crise resultante da concessão da gestão das comunicações internacionais à Vocalpad, uma empresa estrangeira, soube-se de fonte oficial no local.

Esta comissão é comporta pelo Ministério comoriano das Telecomunicações, pela Agência Nacional de Regulação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (ANRTIC) e pela Comores Telecom, de acordo com a fonte.

A Comores Telecom, cujo pessoal discordou quinta-feira última da cessção de trabalho de 24 horas, condiciona qualquer negociação sobre esta questão à "anulação do decreto do chefe de Estado" que atribui este privilégio à Vocalpad.

"O Governo deve suspender a concessão da passarela única atribuída à Vocalpad, antes de nos colocarmos na mesa das discussões", declarou o delegado sindical e chefe do Serviço Comutações na Comores Telecom, Amerdine Saadi.

Do seu lado, o ministro comoriano da Economia, Oubeid Mzé Chei, que qualificou de "infundados" os protestos do pessoal da Comores Telecom, afirmando que "este contrato com a Vocalpad é benéfico para o Estado e para a empresa em particular".

"Esta plataforma de passarela única permitirá pôr termo a práticas ilegais constatadas e detetar as piratagens na rede", concluiu o governante comoriano.

-0- PANA MH/SSB/FK/DD 20fev2011