Agência Panafricana de Notícias

Comissão parlamentar adota lei sobre voto simultâneo de Presidente e Vice-Presidente no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) – A Comissão das Leis da Assembleia Nacional do Senegal adotou, terça-feira à noite, o projeto de lei que institui um voto simultâneo (Presidente e Vice-Presidente) durante as eleições presidenciais previstas para fevereiro de 2012.

O projeto de lei submetido pelo Governo obteve 35 emendas dos deputados, informou o presidente da Comissão das Leis, Abdoulaye Babou.

Ele será examinado quinta-feira pela Assembleia Nacional antes de passar diante do Senado.

O projeto de lei suscita um grande protesto por parte da oposição e da sociedade civil que vêem um recuo democrático e uma tentativa de sucessão monárquica do poder atribuída ao Presidente Abdoulaye Wade a favor do seu filho, o ministro de Estado, da Cooperação Internacional, dos Transportes Aéreos, das Infraestruturas e da Energia, Karim Wade.

A oposição e a sociedade civil apelaram para uma vasta mobilização contra o projeto de lei que, contudo, deverá ser aprovado tendo em conta a maioria mecânica do partido no poder na Assembleia Nacional, apesar de haver vozes discordantes no campo do Presidente Abdoulaye Wade.

-0- PANA SIL/JSG/MAR/TON 22junho2011