Agência Panafricana de Notícias

Comissão eleitoral satisfeita com escrutínio presidencial no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) – A segunda volta das eleições presidenciais no Senegal decorreu domingo em boas condições, declarou segunda-feira, em Dakar, o presidente da Comissão Nacional Eleitoral Autónoma (CENA), Doudou Ndir.

Esta segunda volta consagrou a vitória do candidato da oposição, Macky Sall, face ao Presidente cessante, Abdoulaye Wade.

Ndir ressaltou, durante uma conferência de imprensa, que os eleitores deram prova de "grande responsabilidade durante o escrutínio, apesar do clima pouco propício para uma eleição serena".

O presidente da CENA disse ter visto nas felicitações dirigidas pelo Presidente cessante ao seu adversário Macky Sall "a prova da maturidade do povo senegalês".

"Só podemos congratularmo-nos com isto", acrescentou.

Wade telefonou a Macky Sall domingo às 21:30 horas locais e TMG para o felicitar, após constatar que as primeiras tendências davam este último por vencedor da segunda volta do sufrágio.

Segundo Ndir, que se congratulou com a atitude cívica dos eleitores senegaleses, a CENA desdobrou 18 mil supervisores e controladores nas assembleias de voto.

-0- PANA SIL/JSG/IBA/CJB/IZ 26março2012