Agência Panafricana de Notícias

Comissão eleitoral dissipa preocupações de fraudes no Botswana

Gaberone, Botswana (PANA) - A Comissão Eleitoral Independente do Botswana (IEC, sigla em inglês) dissipou as preocupações por fraudes eventuais para as eleições de outubro próximo no país.

O secretário da IEC, Gabril Seeletso, anunciou terça-feira à imprensa e aos partidos políticos que a Comissão não aceitará a fraude durante o escrutínio.

“Eu vou entrar em reforma em 2016 e não vou, por conseguinte, manchar a minha reputação e o meu legado com fraudes eleitorais", declarou Seeletso.

Seeletso está à frente da Comissão Eleitoral desde as duas últimas eleições gerais organizadas em 2004 e em 2009 no país.

Recentes artigos da imprensa alertaram que o partido no poder, o Partido Democrático do Botswana (BDP), está a "aperfeiçoar planos de fraude" para estas eleições.

Segundo a imprensa, empresas israelitas de consultoria (Nikuv e Timor Consultancy) foram contratadas para ajudar o partido no poder a vencer as eleições, utilizando todos os meios necessários.

No início de agosto corrente, o Presidente do Botswana, general Seretse Khama Ian Khama, divulgou um decreto para as 11ª eleições gerais do país.

A Presidência do Botswana não muda de mãos desde a ascensão ao poder do partido do Presidente Khama, o BDP, em 1965, lembre-se.

-0- PANA DRW/SEG/ASA/BEH /FK/IZ 27ago2014