Agência Panafricana de Notícias

Comissão de Luta contra Corrupção na Nigéria inquire sobre governadores

Lagos, Nigéria (PANA) – A Comissão Independente de Luta contra a Corrupção e Outros Delitos Conexos (ICPC) abriu um inquérito sobre alegações de corrupção contra cinco governadores cessantes na Nigéria, noticiou domingo o jornal local “Punch”.

Eles são Gbenga Daniel e Adebayo Alao-Akala, respetivamente governadores cessantes dos Estados de Ogun e de Oyo (sudoeste), e Bukola Saraki de Kwara, Danjuma Goje de Gombe e Ali Modu Sherif de Borno, todos no norte do país.

Dois dos governadores, Saraki e Goje, ganharam as eleições senatoriais, ao passo que dois outros não conseguiram obter um assento no Senado durante as últimas legislativas e um outro não teve êxito na sua tentativa de reeleição.

Devido à imunidade constitucional de que eles gozam, os governadores em exercício na Nigéria não podem ser objeto de processos judiciais qualquer que seja o delito, mas podem ser objeto de inquérito sobre alegações de corrupção ou outras.

Mas, segundo uma fonte da ICPC citada pelo jornal, a comissão decidiu não abrir nenhum inquérito sobre os governadores em causa antes das eleições gerais do mês passado para evitar suspeitas de perseguições.

O mandato dos governadores expira a 29 de maio e a sua imunidade será levantada, o que vai expô-los a processos judiciais se a sua culpabilidade for provada.

-0- PANA SEG/LSA/TBM/IBA/MAR/TON 09maio2011