Comissão de Direitos Humanos da Gâmbia reconhece desafios ligados à covid-19 no país
Banjul, Gâmbia (PANA) - A Comissão Nacional dos Direitos Humanos da Gâmbia reconhece os desafios que a pandemia da covid-19 continua a colocar ao setor da saúde e ao sistema de prestação de cuidados de saúde, declarou a vice-presidente da Comissão, Jainaba John.
A Comissão aprecia os esforços do Governo para abrandar o impacto devastador da doença na população, arescentouJainaba durante a celebração do Dia dos Direitos Humanos da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) sobre o lema "Promoção do direito à educação sanitária e a oportunidade de beneficiar das práticas culturais indígenas em matéria de saúde."
Exortou o Governo a redobrar esforços para que os membros mais vulneráveis e marginalizados da sociedade, especialmente idosos, crianças, pessoas com deficiências e prisioneiros, sejam protegidos dos efeitos da pandemia.
"O direito à saúde, em particular o gozo do mais alto padrão de saúde possível, é um direito humano fundamental reconhecido nos instrumentos internacionais relativos aos direitos humanos, ratificados pela Gâmbia.
Salientou que o lema deste ano obriga o Estado, como principal responsável, a intensificar seus programas e esforços para promover o direito à educação e saúde, e proporcionar oportunidades à população para usufruir das suas práticas culturais indígenas em relação à saúde.
"O financiamento da saúde, uma abordagem adequada, global e sistemático, é um pressuposto para a realização do direito à saúde. A CNDH congratula-se com a proclamação pelo poder executivo da introdução de um sistema nacional de seguro de saúde que permitirá à população aceder a serviços de saúde de qualidade com o apoio do Estado", regozijou-se.
-0- PANA MSS/AR/BAI/IS/DIM/DD 18janeiro2021