Comissão da União Africana felicita PM etíope pelo Prémio Nobel da Paz
Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, felicitou o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, laureado com o Prémio Nobel da Paz de 2019.
De acordo com uma mensagem postada no website da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat "felicita calorosamente" o primeiro-ministro da Etiópia pelo Prémio Nobel da Paz de 2019, que lhe foi atribuído pelo Comité Nobel sediado, na Noruega.
"O presidente saúda este reconhecimento internacional da liderança africana para silenciar as armas através de soluções africanas, como o demonstrou o primeiro-ministro Abiy, a fim de promover a estabilidade e o desenvolvimento sustentável no seu país, na região e em todo o continente", refere a nota.
O Comité Nobel da Paz atribuiu, sexta-feira, o Prémio Nobel da Paz ao primeiro-ministro etíope pelos seus esforços para alcançar a paz e a reconciliação internacionais e, em particular, pela sua iniciativa decisiva de resolver o conflito fronteiriço com a vizinha Eritreia.
O prémio também visa reconhecer todos os atores que trabalham pela paz e reconciliação, na Etiópia, e nas regiões do leste e nordeste de África, de acordo com o anúncio do Comité em Oslo, Noruega.
O Comité Nobel da Paz espera que este Prémio Nobel da Paz reforce o papel do primeiro-ministro Abiy, no seu importante trabalho em prol da paz e da reconciliação.
"A Etiópia é o segundo país mais populoso de África e tem a maior economia da África Oriental. Uma Etiópia estável, pacífica e próspera terá muitos efeitos colaterais positivos e ajudará a fortalecer a fraternidade entre os povos e nações da região", acrescentou o Comité.
-0- PANA MA/AR/NFB/IS/CJB/IZ 13out2019