Comissão da UA pede preservação da paz para prosperidade em África
Victoria Falls, Zimbabwe (PANA) – Kwesi Quartey, vice-presidente da Comissão da União Africana, convidou África a preservar a paz para garantir a prosperidade, por ocasião do sexto Fórum Regional Africano para o Desenvolvimento Sustentável (FRADD) organizado esta semana, em Victoria Falls.
Intervindo no quadro desta reunião que abrange o tema "2020-2030 : Uma Década para Garantir o Advento de uma África Transformada e Próspera graças ao Programa 2030 e à Agenda 2063”, Kwesi Quartey declarou ser prioritário para África manter o compromisso de “fazer calar as armas”, para criar um ambiente favorável ao crescimento e à estabilidade macroeconómicas”.
A prosperidade e a inclusão não são realizáveis sem a paz, a segurança e a estabilidade, sublinhou.
Segundo os dados disponíveis, os progressos em matéria de desenvolvimento sustentável em África são mitigados e desiguais, com taxas de pobreza baixas e alguns progressos registados na redução da pobreza, na saúde e na alfabetização.
O progressos realizados em matéria de igualdade de sexos são ainda insuficientes e, ao mesmo tempo, o forte crescimento demográfico, a falta de acesso a empregos decentes, à educação e aos cuidados de saúde persistem, enquanto as mulheres e os jovens continuam a ser abandonados.
Convocada pela Comissão Económica para África (CEA) e parceiros, o sexto Fórum Regional Africano para o Desenvolvimento Sustentável que agrupou cerca de dois mil participantes tem por objetivo distinguir e avaliar as lacunas, os domínios em atraso, os desafios e as possibilidades associadas à aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODD), em África.
-0- PANA IT/BEH/MAR 01março2020