Agência Panafricana de Notícias

Comissão da ONU pede rápida resolução de diferendo fronteiriço entre Camarões e Nigéria

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A Comissão das Nações Unidas instaurada para ajudar a resolver o diferendo fronteiriço entre os Camarões e a Nigéria apelou ao alcance dum acordo rápido para resolver a questão das localidades por delimitar, indica um comunicado transmitido à PANA em Nova Iorque segunda-feira.

O apelo foi lançado durante uma reunião de dois dias que terminou sábado passado em Abuja, a capital federal da Nigéria.

A comissão mista entre a Nigéria e os Camarões tinha exigido à sua sub-comissão para a delimitação a encontrar « soluções eficazes e práticas para os 350 quilómetros restantes, relativamente às localidades fronteiriças omitidas, às zonas litigiosas e às inacessíveis”.

Segundo o comunicado, os Camarões e a Nigéria reiteraram a sua promessa de finalizar o traçado antes do fim do próximo ano.

A comissão mista, que agrupa representantes dos Camarões e da Nigéria, bem como das Nações Unidas, foi instaurada pela ONU para ajudar na aplicação da decisão do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) de 2002 sobre o traçado da fronteira.

Ela já obteve um acordo em mais de mil e 600 quilómetros de fronteira.

A próxima sessão da comissão terá lugar em Yaoundé, nos Camarões, de 8 a 9 de dezembro próximo.

-0- PANA AA/BOS/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 26julho2011