Comissão Militar Conjunta 5+5 na Líbia abre em Sirtes
Trípoli, Líbia (PANA) - Os trabalhos da quinta reunião da Comissão Militar Conjunta 5+5 da Líbia iniciaram-se, nesta segunda-feira, em Sirtes, a 450 quilómetros a leste de Tripoli.
O arranque deu-se no dia seguinte à reabertura da estrada costeira que liga o leste ao oeste do país, uma das cláusulas do acordo de cessar-fogo, que criou impasse entre as partes em conflito.
O primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaida, anunciou domingo a reabertura da estrada que liga Sirtes a Misrata, após quase dois anos de fecho devido à ofensiva militar lançada a 04 de abril de 2019, pela rebelião do marechal Kalifa Haftar contra Trípoli e a região ocidental.
Os membros da Comissão Militar Conjunta, composta por cinco oficiais superiores de cada campo dos beligerantes, chegaram segunda-feira à sede da Comissão, em Sirtes, além dos representantes da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), que facilita o processo político na Líbia.
A reunião da Comissão Militar Conjunta deve aprovar oficialmente a abertura da estrada costeira e criar disposições dos subcomités relativos às patrulhas comuns e aos comandos conjuntos dos postos de segurança que estarão posicionados ao longo da estrada.
A questão da retirada dos mercenários e combatentes estrangeiros, uma outra cláusula do acordo de cessar-fogo assinado, em outubro último, e que tarda em ser aplicada, será igualmente discutida.
O comandante da sala das operações de segurança e proteção de Sirtes e al-Joufra, do Exército do Governo de Unidade Nacional, general Ibrahim Ahmed Beit al-Mal, afirmou que a abertura da estrada costeira terá uma duração de 15 dias “para permitir à Comissão (Militar) aplicar o resto dos termos do acordo de cessar-fogo, o mais importante dos quais é a retirada dos mercenários das fronteiras administrativas do distrito militar do Centro e a libertação dos prisioneiros”.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 21junho2021