Agência Panafricana de Notícias

Comissão Europeia organiza reunião sobre crise migratória

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A última reunião antes das férias do Verão do colégio dos comissários europeus realizou-se, esta quarta-feira, em Bruxelas, e foi dominada pela crise migratória na sequência da chegada contínua de fluxos de migrantes, sobretudo africanos, que transitaram pela Líbia antes de entrar em embarcações obsoletas utilizados por passadores.

Presidida pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a reunião felicitou Itália, país que acolhe o maior número de migrantes que passam pela chamada rota do Mediterrâneo Central.

Para aliviar Itália, a Comissão Europeia decidiu tomar novas medidas para melhorar a relocalização dos migrantes (envio dos migrantes para outros países da União Europeia) .

Além disso, a Comissão Europeia vai mobilizar recursos adicionais e desdobrar guardas costeiros e guardas fronteiriços, o mais cedo possível.

Só em junho último, pelo menos três mil migrantes, desembarcados em Itália, foram relocalizados em outros países europeus.

O objetivo é relocalizar o maior número possível de migrantes provenientes da Líbia, do Egito, do Níger, da Etiópia e do Sudão, segundo um documento da reunião transmitido à imprensa.

-0- PANA AK/IS/FK/IZ 26julho2017