Agência Panafricana de Notícias

Comissão Europeia convidada a contribuir para luta contra Françáfrica

Paris, França (PANA) – O promotor da campanha contra a Françáfrica, Lanciné Camara, reuniu-se em Bruxelas com o presidente da Comissão da União Europeia, José Manuel Barroso, para pedir a ajuda da sua instituição à neutralização deste sistema opaco das relações entre França e as suas antigas colonias da África francófona.

« Barroso foi muito sensível aos argumentos que desenvolvemos por esta ocasião. Deu-nos sábios conselhos para a continuação da nossa mobilização e assegurou-nos que ele abordará a questão com o Presidente (francês) Sarkozy”, declarou esta quarta-feira à PANA, em Paris, Lanciné Camara, fundador do Coletivo dos Humanistas contra Françáfrica.

A reunião entre o presidente da Comissão da UE e Camara segue-se a um balanço das crises em África que lhe foi endereçado por correio pelos protagosnitas desta luta contra Françáfrica».

« Sensibilizámos Barroso às consequências nefastas da « Françáfrica» sobre o desenvolvimento de África. Enquanto este sisteme durar, a ajuda da UE não terá nenhuma vantagem positiva no desenvolvimento de África, ele tomou nota destas observações no termo do nosso encontro”, acrescentou Lanciné Camara.

-0- PANA SEI/JSG/IBA/MAR/DD 07dez2011