Agência Panafricana de Notícias

Comissão Eleitoral processa autores de vários delitos durante legislativas na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – A Comissão Eleitoral Nacional Independente ( INEC) da Nigéria lançou ações judiciais contra 165 pessoas detidas por diversos delitos durante as eleições legislativas de sábado último, anunciou o seu presidente, Attahiru Jega.

A diligência com a qual estas ações judiciais foram empreendidas traduz a determinação das autoridades eleitorais do país a combater ferozmente a fraude eleitoral e a violência.

Os delitos cometidos pelas pessoas detidas vão da posse de boletins de voto que tinham impressões do polegar ao roubo do material eleitoral passando pelos atos de vandalismo e de violência.

Segundo Jega, no total 39 pessoas morrerams durante as eleições e o receio de violências generalizadas não se materializou devido ao desdobramento importante das forças de segurança, incluindo o Exército.

Uma centena de pessoas pereceram durante a campanha eleitoral, o que fez recear que o escrutínio fosse fortemente manchado por violências.

As eleições gerais na Nigéria prosseguem no próximo sábado com o escrutínio presidencial e terminam a 26 de abril corrente com a eleição dos governadores e das assembleias estaduais.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/DD 14abril2011