Agência Panafricana de Notícias

Comissão Eleitoral nomeia gabinete e presidente sem oposição no Togo

Lomé, Togo (PANA) - A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) do Togo elegeu terça-feira o seu presidente, depois da formação do seu gabinete executivo sem a oposição, soube a PANA de fontes oficiais, esta quarta-feira, em Lomé.

O novo presidente eleito, Kodjona Kadanga, professor de História e Civilização na Universidade de Lomé, declarou que a "CENI vai esforçar-se por conduzir as operações do referendo e das eleições no respeito das disposições em vigor, nomeadamente da Constituição e do Código Eleitoral", sublinhando que o mundo inteiro tem os olhos postos no Togo.

O vice-presidente, Jean-Claude Homawoo, pertence à União das Forças da Mudança (UFC), partido de Gilchirt Olympio, que desde 2010 faz parte do campo presidencial depois de um acordo.

Há duas semanas, a Assembleia Nacional elegeu 13 membros que devem tomar assento na CENI, com a oposição a não propor candidatos.

Segundo fontes próximas da representação nacional, os quatro membros restantes serão da oposição e os seus lugares estão reservados.

Em princípio, a vice-presidência continua ocupada por um membro da oposição, bem como outros cargos do gabinete executivo e já se espera uma crise que pode acrescentar-se à relativa às reformas institucionais e constitucionais.

A oposição contatada pela PANA não quis reagir, prometendo uma reação apropriada no momento oportuno.

A CENI deverá organizar, em 2018, eleições autárquicas e legislativas.

-0- PANA FAA/IS/SOC/MAR/IZ 02nov2017