Agência Panafricana de Notícias

Comissão Eleitoral líbia confirma vantangem da Aliança das Forças Nacionais

Tripoli, Líbia (PANA) – A Comissão Eleitoral Líbia confirmou os resultados preliminares que dão vantagem à Aliança das Forças Nacionais (AFN), uma coligação liberal, com 39 assentos dos 80 reservados aos partidos políticos na Assembleia Constituinte cujas eleições foram organizadas a 7 de julho passado.

Com esses resultados, a AFN suplanta o Partido para a Justiça e Construção formado pela Irmandade Muçulmana, que obteve 17 lugares.

Este avanço não garante porém uma maioria à AFN dirigida pelo antigo primeiro-ministro do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mahmoud Djibril, o que abre caminho a negociações face aos 120 assentos sobre 200 atribuídos aos candidatos individuais.

Os 24 lugares restantes foram conquistados por vários pequenos partidos sem uma grande implantação nacional.

Mais de um milhão e 700 mil eleitores líbios votaram, a 7 de julho último, para eleger os 200 membros do Congresso Nacional Geral (Assembleia Constituinte), que deve substituir o CNT.

As mulheres vão representar 16,5 porcento do total de membros da futura Assembleia com a eleição de 33 mulheres sobre os 200 deputados.

As eleições do Congresso Nacional, as primeiras na Líbia em mais de quatro décadas, foram qualificadas de transparentes e equitativas pelos observadores locais e internacionais e saudada pela comunidade internacional como históricas, marcando uma fase decisiva para a nova Líbia no caminho da instauração da democracia e da liberdade.

-0- PANA BY/DIM/IZ 02agosto2012