Gaborone, Botswana (PANA) – A Comissão Eleitoral Independente (IEC) do Botswana espera receber, esta semana, as urnas da Diáspora provenientes de todas as assembleias de voto abertas no estrangeiro, declarou segunda-feira, o porta-voz da Comissão.
Segundo Osupile Maroba, as 36 urnas da Diáspora são esperadas, a 16 de outubro de 2019, na sede da IEC, em Gaborone.
A IEC confirmou que os cidadãos tswaneses da Diáspora votaram no quadro da primeira fase das eleições gerais de 23 de outubro sem problema. A IEC fixou para 12 de outubro o voto por antecipação para os cidadãos que vivem fora do país.
Os tswaneses votaram em 20 países e os seus boletins chegarão ao Botswana alguns dias mais tarde, para se verificar a presença dos diferentes partidos políticos e da Comissão. Segundo Maroba, pelo menos mil e 44 Tswaneses teriam votados.
Relativamente aos preparativos para a última fase das eleições gerais, previstas para 23 de outubro, Maroba acrescentou que os boletins de voto são atualmente impressos, na África do Sul.
O Bostwana organiza, a 23 de outubro próximo, eleições gerais que deverão servir de teste para o Partido Democrático do Botswana (BDP, no poder), a formação política que dirige este país da África Austral desde a sua Independência da Grã-Bretanha, há 53 anos, mas que arrisca perder o poder.
-0- PANA MS/AR/NFB/IS/MAR/IZ 15out2019