Agência Panafricana de Notícias

Comissão Eleitoral da Serra Leoa pressionada devido à perda de dados no ficheiro eleitoral

Freetown, Serra Leoa (PANA) - A Comissão Eleitoral Nacional da Serra Leoa (NEC) está sob pressão relativamente ao desaparecimento inexplicado de centenas de milhares de dados durante a apresentação do ficheiro eleitoral na semana ultima, constatou a PANA no local.

De acordo com o vice-presidente da maioria parlamentar, Hassan Sherriff, faltam 300 nomes nomes neste ficheiro.

Eleitores potenciais também encontraram erros como falta de informações ou nomes e rostos de eleitores alterados.

Porém, o presidente da NEC, N'fa Ali Conteh, declarou que faltam poucos dados em relação às alegações, garantindo no entanto que os mesmos serão encontrados nas aplicações do ficheiro registadas aquando do primeiro período do registo eleitoral em abril último.

A NEC prepara-se para realizar eleições em várias fases nos próximos seis meses e, pela primeira vez, ela vai usar de material biométrico para todo o processo, do censo às eleições propriamente ditas.

Todavia, até ao momento, a equipa do Departamento das Tecnologias de Informação e Comunicação da NEC parece ter dificuldade em lidar com o novo sistema.

A NEC anunciou a publicação final do último ficheiro eleitoral para 7 de setembro corrente para eleitores que não tenham encontrado seus nomes ou os tenham encontrado alterados.

Mais de três milhões de pessoas registaram-se para as próximas eleições mas organizações da sociedade civil alertaram que uma perda de dados dessa magnitude pode afetar seriamente a credibilidade do escrutínio se eles não forem recuperados.

-0- PANA MJN/MA/FJG/IS/IBA/DIM/DD 05set2017