Agência Panafricana de Notícias

Comissão Eleitoral da Côte d'Ivoire reafirma seu papel como árbitro imparcial

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O presidente da Comissão Eleitoral Independente (CEI) da Côte d'Ivoire, Youssouf Bakayoko, reafirmou quinta-feira o papel de "árbitro justo e imparcial" da sua instituição para proclamar resultados conformes ao veredito das urnas após as eleições locais de 13 de outubro próximo no país.

Numa mensagem entregue poucas horas antes da abertura da campanha eleitoral, Bakayoko recordou a todos "o dever imperioso de organizar eleições justas, transparentes, fiáveis e credíveis num ambiente pacífico".

Ele pediu aos seus compatriotas que unam forças para ultrapassar sem sobressaltos, em paz, solidariedade e espírito cívico, a campanha eleitoral e as eleições de 13 de outubro próximo.

"A vocês, como candidatos, gostaria de assegurar-lhes que a Comissão Eleitoral Independente continuará, uma vez mais, no seu papel de árbitro imparcial e justo, e que os resultados a proclamar após as eleições de 13 de outubro estarão, a todos os títulos, conformes ao veredito das urnas", concluiu Bakayoko.

O volume de contenciosos eleitorais perante o tribunal competente depois do anúncio dos resultados pesará na credibilidade de uma instituição cuja reforma era esperada por todos antes da realização destas eleições locais.

As forças presentes neste escrutínio são a Congregação dos Houphouetistas para a Democracia e Paz (RHDP, partido unificado), o Partido Democrático de Côte d'Ivoire (PDCI), a Frente Popular Ivoiriens (FPI) e candidatos independentes para a gestão de 201 municípios e 31 regiões.

-0- PANA BAL/TBM/DIM/IZ 28set2018