Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - As operações de recenseamento para as eleições presidenciais e legislativas de novembro próximo, suspensas devido ao coronavírus, retomam nesta sexta-feira, apurou a PANA de fonte oficial em Ouagadougou.
Numa correspondência, o presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), Newton Ahmed Barry, informou aos intervenientes eleitorais que a sua instituição retoma as operações de revisão da lista de eleitores nesta sexta-feira.
As operações suspensas na sequência das medidas de luta contra o coronavírus (Covid-19), ocorrerão de 8 a 17 de maio de 2020, em cinco províncias do país, de acordo com Barry.
O lançamento simbólico terá lugar em Tenkodogo, capital da região Centro-Oriental, sexta-feira, 8 de maio de 2020, acrescentou.
Assegurou à oposição política que a sua instituição tem capacidade para realizar este escrutínio duplo, na data certa, ou seja, no próximo dia 22 de novembro.
Para além da pandemia de coronavírus, várias regiões do Burkina Faso estão a braços com ataques terroristas, o que suscita receios duma perturbação do calendário eleitoral.
-0- PANA TNDD/DIM/DD 06maio2020