Comerciantes convidados a pagar impostos no Congo
Brazzaville, Congo (PANA) - O diretor-geral dos Impostos e Domínios do Ministério congolês das Finanças e Orçamento, Ludovic Itoua, convidou os comerciantes a pagarem impostos para permitir à administração fiscal satisfazer os imperativos orçamentais.
"Procurámos reunir-nos com o sindicato dos comerciantes do Congo para discutir com eles. Porque a força dos impostos é o contribuinte. Não podemos ir até 2021 com problemas pendentes, tivemos de os discutir", disse o diretor-geral dos Impostos, durante um encontro com a União dos Comerciantes do Congo.
Há já algum tempo que os comerciantes denunciam as más práticas de alguns agentes fiscais que estão a fechar abusivamente lojas em Ouenzé, 5º departamento de Brazzaville, a norte da cidade, por causa do imposto predial sem uma notificação formal; cobranças por agentes fiscais sem documentos comprovativos; o aumento do simples para dobro do montante dos impostos de alguns comerciantes, sem razões válidas.
"Estamos cientes do comportamento desviante de alguns dos nossos empregados no terreno. Teremos a oportunidade de os obrigar a sentarem-se para os sensibilizar e moralizar para que as práticas decretadas não voltem a acontecer", disse Ludovic Itoua.
Para o vice-presidente dos sindicatos dos comerciantes do Congo, Alexandre Ossébi, esta reunião foi uma graça salvadora. É um enconto que desejamos já há algum tempo. Devido a estes abusos, em Makélékélé, há cerca de 60 por cento dos comerciantes que ainda não pagaram os seus impostos por causa das exigências dos agentes", disse.
"' O pagamento de impostos é um direito para nós. Infelizmente, para este ano, a situação tornou-se mais complicada devido à crise sanitária e os agentes fiscais não nos facilitam a vida. O diretor tranquilizou-nos, estamos confiantes", disse.
-0- PANA MB/IS/DIM/IZ 28out2020