Agência Panafricana de Notícias

Comboio atacado entre Kaduna e Abuja

Abuja, Nigéria (PANA) – Um comboio foi atacado quinta-feira última numa via férrea entre o Estado de Kaduna, no nordeste da Nigéria, e a cidade capital federal, Abuja, soube a PANA de fonte oficial em Abuja.

O comboio, que vinha de Kaduna rumo a Abuja, foi atacado por homens armados não identificados, o que ilustra a intensificação da insegurança na Nigéria, segundo a fonte.

Fontes indicaram que o comboio, deixou a estação de Rigassa de Kaduna por volta das 10 horas de manhã, e foi atacado a alguns quilómetros de Katari, a cerca de 70 quilómetros de Abuja, com armas e outros projéteis.

Um passageiro declarou que o comboio foi "vítima dum ataque com projéteis balísticos” mas que nenhum passageiro ficou ferido durante o incidente.

Infraestruturas ferroviárias tornaram-se recentemente num refúgio para viajantes que se movem entre Abuja e o Estado de Kaduna, devido a raptos, roubos, atividades terroristas, assassinatos e atos similares que ocorrem constantemente na autoestrada Abuja-Kaduna.

Por causa disto, as vias fêrreas tornaram-se no principal meio de transporte para  viajantes de alta categoria e outros membros de élite.

Mas, a administração dos caminhos de ferros, (Nigerian Railway Corporation) e o ministério federal dos Transportes, que a supervisiona, não divulgaram nenhuma declaração oficial sobre o sucedido, de acordo com a fonte.

-0- PANA MON/AR/ASA/TBM/MAR/DD 3jan2020