Combates intensos em Cartum no Sudão
Cartum, Sudão (PANA) - Eclodiram intensos combates entre unidades pertencentes às Forças Armadas Sudanesas e às Forças de Apoio Rápido, perto da baixa de Cartum, com cada lado a culpar o outro pelo início dos combates.
Fumaça e sons de artilharia pesada podiam ser vistos claramente no centro de Cartum, perto do quartel-general do exército e de um mercado central no centro, com vista para a Universidade Internacional Africana que hospeda muitos cidadãos de países africanos que estudam lá.
Relatórios falam de vítimas chegando ao hospital há alguns minutos, mas não há confirmação oficial.
As Forças de Apoio Rápido foram as primeiras a emitir um comunicado, afirmando que unidades do exército atacaram algumas das suas bases em Cartum e que contactaram de imediato a União Africana, a ONU e a IGAD, bem como o grupo do quarteto - os Emirados Árabes Unidos , Estados Unidos, Arábia Saudita e Reino Unido - para denunciar as violações.
Enquanto isso, o Exército emitiu uma declaração concisa dizendo que as Forças de Apoio Rápido atacaram unidades dentro da capital antinacional e Merowe no norte do Sudão e que estavam atualmente repelindo os ataques e lidando com a situação.
Imagens de mídia social mostram tropas, não claro de que lado, pois usam o mesmo cansaço, entrando no aeroporto e ordenando que os passageiros desçam e saiam do aeroporto.
Relatórios não confirmados também dizem que unidades armadas foram colocadas em torno da televisão nacional e da rádio nacional desde o início dos combates.
As principais pontes também foram fechadas.
-0-PANA MO/RA/MAR 15 abril 2023