Agência Panafricana de Notícias

Combatentes do CNT preparam assalto final contra Sirtes

Tripoli, Líbia (PANA) - Os combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia preparam-se para lançar esta quarta-feira o assalto final para expulsar as forças lealistas a Muamar Kadafi dos seus últimos focos de resistência em Sirtes, a cerca de 450 quilómetros a leste deTripoli, onde eles estão confinados num perímetro de menos de três quilómetros quadrados no centro da cidade, indicam fontes seguras no terreno.

Durante uma visita surpresa, efetuada terça-feira a Sirtes, o presidente do CNT, Mustapha Abdeljelil, considerou, numa declaração à imprensa, que a tomada total da cidade vai ocorrer num prazo que não excede dois dias.

Ele exortou os combatentes do CNT a respeitar os preceitos do Islão durante os combates, instando os soldados fiéis ao coronel Muamar Kadafi a depor as armas para evitar mais efusão de sangue.

Em Beni Walid, a cerca de 180 quilómetros a sudeste de Tripoli, último bastião dos pro-Kadafi, as forças do CNT preparam-se para lançar uma ofensiva de envergadura após ter dado a oportunidade aos civis de deixar a cidade.

Contudo, as forças lealistas demostraram, segundo comandantes militares do CNT no terreno, uma grande capacidade de combate opondo uma rude resistência.

-0- PANA BY/JSG/MAR/TON 12out2012