Agência Panafricana de Notícias

Combatentes do CNT líbio entram em Beni Walide sem combater

Tripoli, Líbia (PANA) – Os combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) estão prontos para entrar sem confrontos na cidade de Beni Walid, 180 quilómetros a sudeste da capital líbia, Tripoli, onde batalhões do antigo regime se concentraram desde a queda, em agosto último, das demais províncias do país para os rebeldes.

Segundo fontes bem informadas, um acordo foi concluído nas primeiras horas da manhã desta terça-feira entre os dignitários e os chefes tribais de Beni Walid e os negociadores dos combatentes do CNT.

Há alguns dias, estes últimos cercaram a cidade de Beni Walid, mas a sua direção quis privilegiar uma solução negociada a fim de evitar um novo derramamento de sangue e destruições suplementares.

Informações circularam durante toda a semana passada indicando que Seif Al-Islam, um dos filhos do deposto líder Muamar Kadafi, se refugiou nesta cidade, e algumas fontes rebeldes acusavam-no de obstruir a busca duma solução pacífica.

As cidades de Beni Walid, Sirtes (centro), Sebha (sul) e Jeffra, o maior oásis no sudeste do país, constituem os últimos bastiões do antigo regime com os quais o CNT negocia por intermédio dos seus dignitários para a sua rendição.

Beni Walid é o bastião da tribo dos Warfela, a maior tribo líbia, presente em todas as províncias do país.

Personalidades célebres pertencentes a esta tribo ocuparam postos sensíveis no seio do antigo regime, no Exército e nas forças de segurança, bem como noutras instituições governamentais.

-0- PANA HMM/BY/JSG/FK/IZ 06set2011