Agência Panafricana de Notícias

Combatentes do CNT lançam assalto contra Sirtes e Beni Walid

Tripoli, Líbia (PANA) - Os combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) na Líbia terão entrado nas cidades de Sirtes e Beni Walid, respetivamente a cerca de 450 quilómetros no leste e 170 quilómetros no sudoeste de Tripoli, onde travam combates rudes com batalhões fiéis ao deposto coronel Kadafi.

Trata-se de unidades dos antigos insurgentes da cidade de Misrata, a cerca de 200 quilómetros no leste de Tripoli, que lançaram quinta-feira o ataque em três frentes ( leste, oeste e pela parte costeira) contra Sirtes, um dos bastiões e cidade natal de Kadafi.

Após a sua entrada, quinta-feira, nos arredores da cidade, os combatentes do CNT encontraram uma forte resistência por parte de flanco atiradores que os obrigou a operar um "recuo estratégico", segundo uma fonte do Conselho Militar da cidade de Misrata.

Esta sexta-feira, eles voltaram a entrar em Sirtes, avançando para o centro da cidade onde pareciam repelir os bastiões lealistas que continuavam a disparar mísseis Grad e outros obuses contra os atacantes, precisou uma fonte militar do CNT.

Vários mortos foram registados dos dois lados bem como feridos, acrescenta a mesma fonte, indicando que as forças do CNT capturaram vários prisioneiros pró-Kadafi.

Para além de ser a cidade natal do antigo líder líbio, Sirtes reveste um interesse estratégico, segundo os observadores, pelo que a sua tomada significará que os cerca de dois mil quilómetros de litoral, do extremo leste ao extremo oeste do país, passará para o controlo total das novas autoridades.

Para Beni Walid, tamém os combatentes do CNT travam fortes combates com os restos dos batalhões de Kadafi que continuam a resisir, indicam informações provenientes do terreno.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 16set2011