Agência Panafricana de Notícias

Comandante em chefe de Exército líbio visita Tchad

Tripoli, Líbia (PANA) - O comandante geral do Exército líbio, o general Khalifa Haftar, encontra-se desde domingo último em N´Djamena para uma visita ao Tchad cuja duração não foi precisada, soube a PANA de fonte oficial no local.

Segundo fontes líbias, o general Khalifa Haftar reuniu-se com o Presidente tchadiano, Idriss Deby Itno, e com seus principais colaboradores sobre as relações entre os dois países.

Ele exprimiu o desejo do Exército líbio de reforçar os laços militares com o Tchad, indicaram as mesmas fontes.

O general Haftar dirigiu, nos anos 1980, o Exército de Muamar Kadafi (líder líbio derrubado em agosto de 2011 após 42 anos de poder absoluto) então em guerra perdida contra o Tchad e durante a qual foi capturado pelas forças do então Presidente tchadiano, Hissène Habré, comandadas na altura por Idriss Deby Itno.

O general Haftar, à frente de alguns soldados líbios, conseguiu escapar graças aos serviços de informações americanos para criar o Campo Bousnina, perto da capital tchadiana, N´Djamena.

Durante a invasão das tropas de Idriss Deby na capital tchadiana que derrubaram Hissène Habré, obrigando-o a fugir para os Camarões, depois para o Senegal, em 1990, serviços de informações americanos transferiram Haftar a bordo dum avião militar americano para a República Democrática do Congo (então Zaire) antes de rumar finalmente para os Estados Unidos.

-0- PAN BY/JSG/MAR/DD 12out2015