Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - o comandante da força francesa Barkhane no Sahel, o general Marc Conruyt, apresentou ao Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, um balanço das operações em matéria de luta contra o terrorismo, nesta região, soube a PANA de fonte oficial em Ouagadougou.
De acordo com o general Conruyt, citado num comunicado da Presidência do Burkina Faso, esta audiência foi uma oportunidade para informar o chefe do Estado sobre operações levadas a cabo pela força Barkhane em colaboração com as Forças Armadas do Níger, do Mali e do Burkina Faso contra o terrorismo.
Liderada pelas Forças Armadas Francesas, em parceria com os países do G5 Sahel, a operação Barkhane foi lançada a 1 de agosto de 2014.
Ela preconiza uma abordagem estratégica baseada numa lógica de parceria com os principais países da Faixa Sahelo-Sariana (FSS), designadamente Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Tchad.
Nesta força participam quase cinco mil e 100 militares cuja missão consiste em lutar contra grupos armados terroristas e apoiar as Forças Armadas dos países parceiros a fim de que elas possam ter em conta esta ameaça.
-0- PANA TNDD/IS/FK/DD 17dez2020