Agência Panafricana de Notícias

Coligação de oposição rompe diálogo com poder na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Fórum Nacional para a Democracia e Unidade (FNDU), principal coligação da oposição mauritana, rompeu qualquer forma de contacto com o poder político instituído na Mauritânia, anunciou neste fim de semana o próprio movimento.

Esta decisão de romper contactos preliminares, na perspetiva dum diálogo com o regime do Presidente Mohamed Ould Abdel Aziz, foi motivada por declarações de alguns ministros que evocam a eventualidade da supressão duma "medida constitucional" que limita a dois o número de mandatos do Presidente da República como "um pedido do povo".

Durante uma conferência de imprensa, quinta-feira última, o porta-voz do dia do FNDU, Mahfoud Ould Bettah, "condenou severamente uma opção que representa um golpe de Estado contra a Constituição".

A decisão anunciada quinta-feira última pelo FNDU continua válida "enquanto o Presidente Mohamed Ould Abdel Aziz não esclarecer a situação desaprovando publicamente as declarações dos três membros do seu Governo", frisou o também presidente do partido Convergência Democrática Nacional (CDN) e ex-ministro da Justiça.

Esta coligação inclui partidos políticos, organizações da sociedade civil, centrais sindicais e personalidades independentes.

-0- PANA SAS/TBM/SOC/FK/DD 2abril2016