Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Frente para a Alternância e Concórdia no Tchad (FACT) condenou quarta-feira a "detenção ilegal" de Max Loalngar, advogado tchadiano e coordenador do "Wakit Tama", spube a PANA de fonte oficial.
Max Loalngar, o advogado tchadiano e coordenador do "Wakit Tama", principal coligação da oposição e da sociedade civil, foi preso e detido depois da violência do último fim de semana, durante uma manifestação contra a França e a sua presença militar no Tchad, segundo um comunicado da referida estrutura.
A FACT deseja condenar "firmemente" esta enésima prisão de um membro da sociedade civil e exige a libertação efetiva e imediata de todos os manifestantes e líderes de opinião ainda detidos nas prisões da junta militar no poder, disse o comunicado.
"A repressão e as detenções ilegais de manifestantes são absolutamente inaceitáveis", indignou-se a FACT, convidando a juventude tchadiana, sindicatos e associações da sociedade civil a mobilizarem-se mais para lutar contra a violação sistemática e permanente dos direitos fundamentais pela junta no poder.
Terça-feira última, advogados do Tchad decidiram cessar todas as atividades até 6 de junho próximo em todo o território, em reação à prisão dos dois colegas, sábado e terça-feira últimos, na sequência da manifestação de 14 de maio corrente contra a política francesa no Tchad.
As manifestações transbordaram e causaram danos materiais, refere o documento.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/DD 18maio2022