Agência Panafricana de Notícias

Coletivo de cidadãos do norte do Mali exige libertação de regiões desta parte do país

Bamako, Mali (PANA) – O Coletivo dos Cidadãos do Norte do Mali (COREN) instalado em Bamako, reclama pela libertação das províncias de Tomouctou, de Gao e de Kidal, no norte do Mali, ocupadas há alguns dias por rebeldes e islamitas, constatou a PANA no local.

Durante uma manifestação que agrupou esta terça-feira em Bamako vários milhares de pessoas, o COREN denunciou a declaração, sexta-feira última, da «independência ilusória de Azawad » (norte do Mali) por rebeldes agrupados no seio do Movimento Nacional para a Libertação de Azawad (MNLA).

O COREN reafirma a sua solidariedade para com as vítimas das exações como saques, roubos e violações sexuais, cometidas pelos assaltantes no norte do Mali, onde ele instaurou a violência e pretende custe o que custar, com o apoio de todos os Malianos, libertar esta parte do território maliano que cobre os dois terços do país.

Os organizadores da marcha prevêem organizar, quarta-feira próxima em Bamako, um grande comício de sensibilização e mobilização a favor da integridade territorial do Mali.

-0- PANA GT/TBM/IBA/FK/DD 10abril2012