Agência Panafricana de Notícias

Cólera faz 163 mortos nos Camarões

Yaoundé- Camarões (PANA) -- O balanço da epidemia de cólera que assola há cerca de dois meses a província do Extremo Norte dos Camarões passou para 163 mortos em dois mil 199 doentes declarados, soube a PANA de fontes oficiais.
Os ministros camaroneses da Saúde, Andé Mama Fouda, e da Água e Energia, Michael Ngoko Tondjo, deslocaram-se quarta-feira à zona afetada para se inteirar da situação e identificar formas de reforçar as medidas tomadas pelas autoridades sanitárias locais para conter o mal.
Segundo a delegada regional da Saúde Pública, Rebecca Diardo, é importante controlar a evolução da epidemia que pode fazer muitos estragos.
Receia-se particularmente a propagação da cólera nas províncias do norte, de Adamaoua e do Centro devido aos movimentos das populações.
Segundo as estatísticas, dos mais de três milhões de habitantes da província do Extremo Norte, menos de 30 porcento têm acesso à água potável.
Muitas pessoas abastecem-se a partir de pontos de água impróprios partilhados com os animais, o que explica o recrudescimento da epidemia da cólera na localidade do Extremo Norte sobretudo desde o regresso da estação das chuvas.