Agência Panafricana de Notícias

Clubes ivoirienses negam responsabilidade pela eliminação do CHAN

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- Os dirigentes dos clubes de futebol ivoirienses, agrupados no seio da Conferência dos Presidentes de Clubes, rejeitaram qualquer responsabilidade pela eliminação da equipa nacional na primeira fase do Campeonato Africano das Nações (CHAN), reservado para as equipas que evoluem nos campeonatos nacionais, e que decorre na Côte d'Ivoire desde 22 de Fevereiro último.
Durante uma conferência de imprensa, segunda-feira em Abidjan, eles explicaram esta derrota dos Elefantes (selecção ivoiriense de funtebol) pela ausência ou pela falta de competição antes do CHAN.
Os dirigentes dos clubes desejavam que tivesse lugar o campeonato nacional antes do CHAN a fim de permitir aos jogadores prepararem-se mas eles não foram ouvidos.
Eles acusaram a Federação Ivoiriense de Futebol (FIF) de ser o principal responsável pela eliminação prematura dos Elefantes da competição.
"A FIF e a Liga são encarregues da preparação dos jogadores.
Se o calendário do campeonato fosse respeitado, poderíamos terminar o campeonato muito cedo", estimaram os mesmos, queixando-se de não terem sido associados à organização do CHAN.
A Côte d'Ivoire, país anfitrião da primeira edição do CHAN, não conseguiu ultrapassar a primeira fase, com duas derrotas contra a Zâmbia (0-3) e a Tanzânia (0-1) e um empate contra o Senegal (0-0).
A competição prossegue quarta-feira com as meias-finais, Gana-Senegal pelas 15 horas, em Bouaké (centro da Côte d'Ivoire), e Zâmbia-RD Congo, em Abidjan, pelas 19 horas (locais e TMG).