Agência Panafricana de Notícias

Clinton convidada a pressionar Nigéria contra corrupção

Lagos- Nigéria (PANA) -- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, foi convidada por uma ONG nigeriana a fazer pressão sobre o Governo nigeriano para um maior engajamento e sinceridade na luta contra a corrupção no país.
Clinton é aguardada na Nigéria a partir de 10 de Agosto próximo no quadro duma digressão africana.
Para a ONG nigeriana Projecto Direitos Socioeconómicos e Responsabiliade (SERAP), Hillary Clinton deverá pressionar o Governo da Nigéria "para que demonstre vontade política e boa fé na luta contra a corrupção no país.
A chefe da diplomacia americana deverá igualmente levar o Governo nigeriano a explicar aos Nigerianos sobre a utilização dos 600 biliões de nairas (cerca de três biliões e 863 milhões de dólares americanos) provenientes de fundos desviados e que foram recuperados.
A organização constata, numa carta aberta datada desta terça-feira, uma falta de vontade política e de boa fé do Governo nigeriano na luta contra a corrupção.
Como prova, ela cita a opacidade que envolve a utilização dos fundos públicos desviados e recuperados, estimados em 600 biliões de nairas, pela Comissão dos Crimes Financiados e Económicos (EFCC) e pela Comissão Independente das Práticas Corruptivas (ICPC).