Agência Panafricana de Notícias

Classe política beninense chamada a menos paixão

Cotonou- Benin (PANA) -- O chefe de Estado beninense, Yayi Boni, instou sábado a classe política do seu país a "menos paixão, a fim de evitar qualquer comportamento susceptível de comprometer a unidade e a coesão nacionais".
Numa mensagem à nação no quadro da celebração do 49º aniversário da independência do Benin, Yayi deplorou a "grande efervescência" da classe política na perspectiva das eleições legislativas e presidenciais de 2011.
"Estamos a mais de 18 meses destas consultas eleitorais e não devemos negligenciar a acção presente, nomeadamente neste período difícil marcado pelas repercussões económicas da crise financeira internacional", observou.
Prometeu que o seu Governo vai fazer esforços, em colaboração com as forças políticas e as organizações da sociedade civil, para organizar "eleições livres, pacíficas e transparentes".
O chefe de Estado beninense convidou os seus compatriotas à emergência duma "nova consciência nacional, indispensável para as mudanças de comportamentos e de métodos que a marcha para o progresso exige".