Agência Panafricana de Notícias

Civis vítimas de guerra no Sudão recebem ajuda humanitária

Cartum, Sudão (PANA) - Centenas de civis, nomeadamente nas zonas de Kordofan Sul e da região do Nilo Azul controladas pelos rebeldes no Sudão, vão passar a receber uma ajuda humanitária depois de dela privados durante mais de um ano, anunciou o Escritório das Nações Unidas em Cartum.

O escritório indica num comunicado transmitido à PANA em Cartum, quinta-feira, que numerosos civis passarão a ter acesso à ajuda graças a um acordo assinado separadamente por Cartum e peloo Exército de Libertação do Povo Sudanês/Norte-Sudão com a União Africana, a Liga dos Estados Árabes e as Nações Unidas.

O Escritório das Nações Unidas considera a assinatura deste acordo como um "desenvolvimento muito positivo" que deverá permitir a concessão de uma ajuda vital aos civis afetados pela guerra.

As duas regiões em causa foram teatro de confrontos entre as forças governamentais e o Exército de Libertação do Povo Sudanês Rebelde (SPLA) durante mais de um ano.

O Governo sudanês alegou que o SPLA/Norte-Sudão, que tem o mesmo nome que o do partido no poder no Sudão Sul, recebe de facto uma ajuda política e militar do Governo do deste país.

O SPLA/Norte-Sudão e o Governo de Cartum realizaram a sua primeira sessão de negociações de paz em Addis Abeba, na Etiópia, no último mês, na sequência de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU reclamando por estas negociações.

-0- PANA MO/SEG/FJG/TBM/IBA/CJB/IZ 09ago2012