Agência Panafricana de Notícias

Civis católicos e muçulmanos sob ameaça iminente na RCA, segundo Amnistia Internacional

Nairobi, Quénia (PANA) – Civis católicos e muçulmanos residentes em Baoro e Bossemptele, no noroeste da República Centroafricana (RCA), estariam em perigo dum ataque iminente devido à presença considerável de milícias “anti-Balaka” nestas cidades onde as tropas internacionais de paz são invisíveis, advertiu uma delegação da Amnistia Internacional (AI) em visita à localidade.

Numa declaração a que a PANA teve acesso esta segunda-feira em Nairobi, a AI indica que os confrontos armados entre as milícias « anti-Balaka » e o que resta das forças rebeldes da Seleka e os seus apoiantes durante a semana passada fizeram numerosas vítimas e várias casas foram incendiadas.

« A situação nesta parte da RCA está volátil. Precisamos dos esforços das forças internacionais de paz para proteger os milhares de civis das duas comunidades », segundo a conselheira da AI em matéria de gestão de crises, Donatella Rovera, que está na localidade.

Segundo ela, devemos proteger outras vidas pela presença duma pequena força internacional de paz.

« Em cidades vizinhas, onde reina a mesma tensão, a presença duma força internacional de paz está a fazer a diferença. Precisamos da mesma coisa em Baoro e em Bossemptele”, afirmou.

Donatella Rovera lembrou que as forças de paz foram enviadas à RCA com um mandato claro, que é proteger a vida dos civis.

Segundo a AI, civis deslocados pelo conflito estão à deriva na localidade sem apoio e em condições desumanas, falta de meios de transporte e de facilidades básicas.

-0- PANA DJ/MA/NA/JSG/FK/TON 27jan2013