Civis burkinabes morrem em ataques contra terroristas no leste do país
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Civis burkinabes morreram segunda-feira em operações militares do Exército Nacional contra grupos terroristas armados na região do leste do país, anunciou quarta-feira o Exército burkinabe.
Porém, a fonte informou que foi aberta uma investigação para determinar as responsabilidades por este incidente.
Num comunicado, o Exército indicou que, segunda-feira, foram lançadas ações contra grupos terroristas responsáveis por vários abusos em várias localidades do país, nomeadamente Djamanga, Djabiga, Mandéni, Bounou, Obiagou, Pognoa-Sankoado, situadas na região de oriental do Burkina Faso.
Segundo a mesma fonte, durante estas operações, foi possível “neutralizar várias dezenas de terroristas”, “infelizmente” houve vítimas colaterais entre as populações civis.
De facto, civis, que estavam perto de um local dos terroristas assinalado, no eixo Kompienga-Pognoa "infelizmente foram mortalmente atingidos por projéteis", lamentou o Exército sem especificar o número de vítimas.
Imediatamente foi aberta uma investigação para apurar as responsabilidades, acrescentou o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, apresentando as suas sinceras condolências às famílias e entes queridos das vítimas.
Reafirmou no entanto o compromisso das Forças Armadas Nacionais de "colaborar plenamente com os serviços competentes e as populações para se esclarecer este lamentável incidente."
O Burkina Faso foi confrontado, desde 2015, com o terrorismo que causou várias mortes e quase 2.000.000 pessoas deslocadas internas.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 03agosto2022