Cinco soldados burkinabes mortos em ataque no centro-norte do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Cinco soldados burkinabes morreram e pelo menos 30 suspeitos de terrorismo ficaram neutralizados num ataque armado ocorrido contra um destacamento militar em Bourzanga, no centro-norte do Burkina Faso, anunciou o Exército num comunicado.
O destacamento militar de Bourzanga "respondeu vigorosamente" a um ataque à sua base neste sábado, 21 de maio de 2022, lê-se na nota.
“Embora tenham vindo numerosos e fortemente equipados, os terroristas tiveram de recuar perante o poder de fogo dos elementos do destacamento e a intervenção da força aérea”, segundo a mesma fonte.
O balanço provisório aponta para pelo menos 30 terroristas mortos. Além de armas (individuais e coletivas), munições, motos (cerca de 30) e meios de comunicação recuperados.
Também foram apreendidos um veículo blindado e pick-up armados, usados pelos terroristas para atacarem a base, disse o comunicado.
Na sua debandada, vários terroristas, dos quais alguns feridos, misturaram-se com a população civil a fim de tentarem escapar da perseguição militar, disse o comunicado.
Operações de busca e segurança continuaram na zona, disse o texto, acrescentando que, nas fileiras do Exército, cinco soldados sucumbiram aos seus ferimentos e que 10 outros sobreviveram aos ferimentos.
Ao prestar homenagem aos soldados mortos, o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas desejou rápidas melhoras aos feridos.
Saudou a "resposta heróica" destes homens, felicitando-os pela coragem e profissionalismo, indica o comunicado de imprensa.
-0- PANA NTDD/JSG/SOC/MAR/DD 22maio2022