Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Cinco professores morreram sexta-feira à noite num ataque terrorista na comuna de Comyanga, na província do Kulpelogo, na região do centro-leste do Burkina Faso, anunciou sábado o Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré.
"Soubemos, desde ontem à noite, que, na comuna de Comyanga, na província de Kulpelogo, na região centro-leste do país, cinco dos nossos valentes docentes, que trabalhavam duro, foram covardemente mortos por terroristas", lamentou Kaboré durante negociações com camponeses em Gaoua, no sudoeste do país, por ocasião do 21.º Dia Nacional do Camponês.
"Nestas dolorosas circunstâncias, que enlutam famílias, que enlutam o mundo dos docentes, que enlutadas o povo burkinabe, gostaria, em memória de todas as vítimas civis e militares dos ataques, que possamos observar um minuto de silêncio", disse o chefe do Estado burkinabe.
O Burkina Faso tem sido alvo, constantemente, no norte do seu território, de ataques terroristas, desde 2015, que já fizeram mais de 300 mortos e milhares de deslocados.
Em março último, dois professores, sequestrados no norte do Burkina Faso, foram assassinados por seus raptores ainda não identificados, refere-se.
-0- PANA TNDD/DIM/DD 27abril2019