Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Cinco países foram eleitos membros não permanentes do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) na sequência de uma votação, quinta-feira, da Assembleia Geral da referida instituição na sua sede em Nova Iorque, soube a PANA de fonte oficial.
Trata-se do Equador, do Japão, de Malta, de Moçambique e da Suíça que se integrarão no CS da ONU, encarregue da manutenção da paz e segurança mundiais, a partir de janeiro de 2023.
O presidente da Assembleia Geral da ONU, Abdulla Shahid, anunciou os resultados, e os embaixadores aplaudiram cada país após a leitura do seu nome.
Os cinco países recém-eleitos juntar-se-ão à Albânia, ao Brasil, ao Gabão, ao Gana e aos Emirados Árabes Unidos que já fazem parte desta instituição, em substituição da Índia, da Irlanda, do Quénia, do México e da Noruega, que deixarão os seus assentos no fim deste ano.
O CS da ONU integra 15 países membros, dos quais cinco permanentes, designadamente China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, com direito a veto.
A Assembleia Geral, que comporta os 193 Estados membros da ONU, elege, de dois em dois anos, 10 membros não permanentes, cujo mandato é de dois anos.
Para obter um assento no seio do CS da ONU, os países devem obter uma maioria dos dois terços, ou seja, 128 votos, mesmo se eles não forem contestados.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/FK/DD 10junho2022