Cinco novos óbitos relacionados com coronavírus no Senegal
Dakar, Senegal (PANA) - O Senegal notificou cinco novos óbitos relacionados com o coronavírus, numa altura em que o país se encontra, desde quarta-feira última, numa segunda emergência sanitária desde o início da pandemia a 2 de março último.
Face ao recrudescimento dos casos de covid-19, o Presidente senegalês, Macky Sall, decidiu, após colher o parecer do corpo médico, declarar o estado de emergência sanitária e um recolher obrigatório parcial nas regiões de Dakar e Thiès, a 70 quilómetros da primeira, que representam mais de 90 por cento dos casos de covid-19 ao nível nacional.
O chefe do Estado atribuiu este recrudescimento no país ao "desleixo geral observado no respeito pelas medidas deprevenção e pelo uso de máscaras faciais.
O Estado de emergência sanitária é acompanhado por um recolher obrigatório, desde quarta-feira última, das 21 às cinco horas de manhã, nas regiões de Dakar e de Thiès.
O Presidente Sall convidou os seus compatriotas a conformarem-se com disposições de prevenção individual e coletiva, evitando viagens não essenciais, mesmo durante o dia, comícios e outras reuniões públicas e privadas, observando sempre o respeito pelas medidas de prevenção e pelo uso obrigatório de máscaras faciais nos transportes e lugares públicos.
Salientou igualmente "a necessidade de do reforço dos postos de controlo sanitário nas fronteiras terrestres, marítimas e aéreas."
Apelou à mobilização geral de todas as forças ativas da Nação que, num espírito de solidariedade, deve assentar a sua resiliência face à pandemia.
Os dados da pandemia anunciados pelo Ministério da Saúde e Ação durante a sua conferência de imprensa na quarta-feira última apenas confirmaram "a gravidade da hora" constatada um dia antes pelo Presidente Macky Sall.
Para além das cinco mortes anunciadas, o Departamento de Saúde disse que, dos mil 540 testes realizados, 192 revelara-se positivos ao coronavírus, representando assim 47 casos contactos seguidos, um importado e 144 resultantes da transmissão comunitária.
Desde o início da pandemia em março último, o Senegal contabilizou 433 óbitos relacionados com o coronavírus, dos quais 102 assinalados nos últimos dois meses.
No total, o Senegal registou 20 mil 156 casos de coronavírus, dos quais 17 mil 782 curados, mil 940 ainda em tratamento, dos quais 23 em situação grave necessitando de uma tratamento em serviços de reanimação.
-0- PANA JSG/DIM/DD 6janeiro2021