Agência Panafricana de Notícias

Cinco novos casos suspeitos de gripe A em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- As autoridades sanitárias cabo-verdianas aguardam os resultados das amostras de cinco casos suspeitos da gripe A (H1N1) enviadas para análise no Laboratório Pasteur em Dakar, no Senegal, soube a PANA segunda-feira na cidade da Praia de fonte oficial.
A director-geral da Saúde de Cabo Verde, Jacqueline Pereira, citada pela Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress), explicou que os cinco casos estão relacionados com pessoas que estiveram em contacto com as três crianças infectadas na ilha de Santiago, que foram os primeiros casos de gripe A confirmados no país.
Trata-se de três irmãs com idades entre os três e os 10 anos, duas das quais terão sido contaminadas por uma delas chegada recentemente dos Estados Unidos da América, onde já foram registados vários casos da gripe A.
Depois de terem sido colocados em quarentena e seguido os cuidados necessários, as crianças estão a melhorar.
Tendo em conta que quatro dos novos casos suspeitos surgiram também em Santa Catarina, as autoridades sanitárias anunciaram que vão estar mais atentas a esse município, embora um dos casos suspeitos, que carece ainda de confirmação, tenha sido registado no concelho da Praia.
Entretanto, outras amostras de casos suspeitos anteriormente enviadas para confirmação no Instituto Pasteur em Dakar revelaram-se negativos.
O Ministério da Saúde de Cabo Verde garante que existe no país reserva de antivirais para assistir mais de mil pacientes que possam ser contaminados com o vírus H1N1.