Cinco novos casos de covid-19 em Angola
Luanda, Angola (PANA) – O número de casos da covid-19, em Angola, aumentou para 118 com o anúncio, quinta-feira, de mais cinco casos importados, soube-se de fonte oficial, em Luanda.
Os novos casos positivos, dos quais quatro viajantes provenientes da Rússia, têm idades compreendidas entre 27 e 78 anos, todos do sexo masculino, segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Na mesma quinta-feira, foi também anunciado mais um óbito e uma nova recuperação, o que perfaz um total de cinco vítimas mortais e 41 curas, desde o início da doença, em março passado.
A ministra Lutucuta explicou que a nova morte é resultante da contaminação local detetada na cerca sanitária da Clínica Multiperfil, em Luanda, sendo a vítima um cidadão nacional de 78 anos.
A vítima padecia também de várias outras enfermidades, como acidente vascular cerebral, hipertensão arterial e "insuficiência renal crónica descompensada", disse a governante na habitual conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia, no país.
A ministra explicou que o doente faleceu “não por complicações relacionadas à covid-19, mas por outras enfermidades”, uma vez que, justificou, fez um novo teste cujo resultado saiu negativo.
Os cinco novos infetados, todos internados no Centro de Tratamento da Zona Económica, em Viana, arredores da capital angolana, resultaram da análise de 395 amostras, que deram 390 resultados negativos.
Com estes resultados, os casos de contaminação local aumentam para 63, sendo os restantes importados.
-0- PANA IZ 12junho2020