Bamako, Mali (PANA) - Cinco pessoas morreram e pelo menos sete outras ficaram gravemente feridas, no domingo, no desabamento de uma mina de ouro, em Sadiola, na região de Kayes, no oeste do Mali, revelou terça-feira a Agência Maliana de Notícias (AMAP).
A tragédia ocorreu por volta das 22:00 horas (locais e TMG), numa antiga área da empresa de mineração de ouro de Sadiola (SEMOS-SA), onde operam clandestinamente os garimpeiros de ouro.
Este tipo de acidente é muito comum nas zonas mineiras, no Mali, de acordo com a AMAP, que lembra que, em dezembro de 2017, morreram seis pessoas no colapso de uma outra mina, em Kroukéto, na comuna de Sadiola, zona abandonada pela empresa mineira Yatela-Sa, desde 2006.
Citando fontes locais, a AMAP afirma que os que procuram o metal amarelo utilizam frequentemente antigas instalações pertencentes a empresas mineiras ou visitam poços abandonados pelos garimpeiros de ouro tradicionais, há vários anos.
Estes locais são muito acidentados, devido aos efeitos da erosão, especialmente porque os poços estão ligados por passagens subterrâneas.
Geralmente, depois da chuva e durante o mês de agosto, época de escassez, algumas pessoas, nomeadamente mulheres, vão às zonas de ouro para apanhar algumas gramas ou mesmo quilos de ouro para sustentar as suas famílias.
PANA GT/JSG/DIM/IZ 09junho 2020