Agência Panafricana de Notícias

Cinco mortos em manifestações públicas na RD Congo

Kinhsasa, RD Congo (PANA) - Cinco pessoas foram mortas, das quais quatro a tiro, durante manifestações públicas organizadas entre abril e outubro deste ano, em Kinshasa, indica um relatório de sintese da Comissão Episcopal Justriça e Paz Congo/RD Congo (JPS/Cenco), entregue terça-feira à PANA.

Segundo este relatório da JPS/Cenco, uma estrutura técnica da Conferência Episcopal Nacional do Congo (CENCO), 91 pessoas ficaram feridas, incluindo sete por balas, e 362 outras foram detidas no mesmo período.

O documento indica que foram constatadas várias irregularidades durante manifestações e reuniões públicas na RD Congo, devido essencialmente à inobservância das regras pelos organizadores, pelas autoridades administrativas competentes, pelos manifestantes e pela Polícia.

Contudo, nota o relatório, há atualmente uma tomada de consciência das partes interessadas, principalmente em Kinshasa, onde se conta cada vez menos mortos, feridos e casos de vandalismos durante manifestações e reuniões públicas organizadas pela oposição política ou uma parte da sociedade civil com pontos de vista contrários aos do Governo.

Para a JPC/Cenco, isso mostra que todas as partes fazem esforço para respeitar o seu caderno de encargos, o que é uma prova de início da consolidação do Estado de direito democrático na RD Congo.

Na véspera da campanha eleitoral, a JPC/CENCO exorta as instituições da República bem como todas as autoridades competentes a garantir e defender a liberdade de se manifestar e a liberdade de movimento de todos os candidatos, testemunhas dos partidos políticos, observadores eleitorais, agentes eleitorais e jornalistas.

-0- PANA KON/BEH/MAR/IZ 20nov2018