Kinshasa, RD Congo (PANA) – Cinco pessoas morreram quinta-feira no despenhamento de um avião na aldeia de Keisha, a 15 quilómetros a sul de Shabunda, na província de Kivu-Sul (leste), indica um comunicado do Gabinete do Ministério dos Transportes, Vias de Comunicação e Desencravamento.
Além das cinco pessoas mortas, das quais dois membros da tripulação, o avião cargueiro da companhia MALU AVIATION, proveniente de Goma, em Kivu-Norte (leste), transportava também mercadorias, indica o comunicado.
O ministro dos Transportes, Vias de Comunicação e Desencravamento, Cherubin Okende, pediu aos serviços dependentes do setor da aeronáutica, especialmente a Direção de Vias Aéreas (RVA), a Autoridade da Aviação Civil da RD Congo (AAC) e os serviços de inquéritos, para abrirem um inquérito com vista a esclarecer as causas deste despenhamento.
Este inquérito, indica-se, deve informar sobre o estado da aeronave e os documentos que a autorizam a voar ou explorar o espaço aéreo congolês.
Todavia, fontes aeroportuárias apontam, por enquanto, o mau tempo como causa deste despenhamento, sublinhando que nenhum avião descolou do aeroporto de Bukavu (capital de Kivu-Sul) devido ao mau tempo registado nesta parte do país.
No leste isolado da RD Congo, onde imperam múltiplos grupos armados, este tipo de pequenos aviões representa o principal meio de transporte dos produtos de primeira necessidade e minerais.
-0- PANA KON/IS/FK/DD 24dez2021