Cinco mortos em cenas de violência pós-eleitoral no Gana
Accra, Gana (PANA) -
Cinco pessoas morreram desde segunda-feira no Gana devido a cenas de violência pós-eleições presidenciais e legislativas ocorridas no mesmo dia, anunciou a Polícia Nacional.
Num comunicado, a Polícia indicou que as cinco mortes foram registadas nas circunscrições de Odododiodio, em Accra (cidade caital do país) e Techiman-Sul, bem como nas próvíncias de Bono-Leste e Savelugu, no norte.
Numa declaração publicada pelo diretor dos Assuntos Públicos, o superintendente da Polícia, Sheila Kessie Abyaie-Buckman, precisou que o centro de operações conjuntas do Grupo de Trabalho Nacional sobre a Segurança Eleitoral (NESTF) registou 61 casos de violência eleitoral e pós-eleitoral em todo o país, dos quais 21 são “verdadeiros casos de violência eleitoral, caracterizados por tiros mortíferos.”
A tensão está a subir enquanto as populações esperam pela proclamação dos resultados finais destas eleições.
A Comissão Eleitoral (CE) desrespeitou o prazo de 24 horas por si determinado para a publicação dos resultados, ou seja na terça-feira última, às 17 horas locais.
Várias centenas de apoiantes do Congresso Nacional Democrático (NDC), principal partido da oposição, desfilaram até às instalações da CE em Accra, para pedir a publicação dos resultados, considerando que o seu candidato, o ex-Presidente John Dramani Mahama, venceu as eleições presidenciais.
Multidões também se mobilizaram em Tamale, na província do norte, para exigirem da CE a proclamação dos resultados.
De acordo com projeções de uma organização mediática em Accra, o Presidente cessante, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, do Novo Partido Patriótico (NPP), terá ganho a votação.
Joy News (imprensa independente) indicou que, segundo as suas projeções sobre 270 das 275 circunscrições, o Presidente Akufo-Addo tem uma vantagem inabalável de 51,30 por cento, e que Mahama terá obtido apenas 47,29 por cento dos sufrágios expressos.
Mahama advertiu terça-feira à noite que o seu partido resistirá a qualquer tentativa do Governo e do NPP de "contornar a vontade do povo..
Declarou que os eleitores exprimiram a sua confiança no seu partido e que deram "uma mensagem clara do seu desejo de mudança."
-0- PANA MA/AR/BAI/JSG/FK/DD 9dez2020