Cinco ministros infetados com covid-19 em Cabo Verde, diz PM
Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, revelou, quarta-feira, que cinco membros do seu Governo foram infetados com o novo coronavírus.
Em declaração a jornalistas na cidade da Praia, Ulisses Correia e Silva disse ter o seu gabinete “praticamente parado” por causa de casos positivos de covid-19.
Numa comunicação conjunta com o Presidente da República, José Maria Neves, o chefe do Governo cabo-verdiano disse que a nova vaga de infeções da covid-19 “está a afetar pessoas de segurança e profissionais de saúde, onde a ação é muito mais complicada.”
Isto porque, segundo ele, quanto menos médicos e enfermeiros o país estiverem disponíveis, mais difícil ficará para o sistema de saúde dar resposta, não só para tratar questões relacionadas com a covid-19, mas também para tratar de outras doenças, nomeadamente no serviço de urgência.
Anunciou a contratação de mais pessoal de saúde, nomeadamente enfermeiros, e, tal como disse o Presidente da República, pediu um “cerrar de fileiras” para se dar combate ao novo coronavírus.
Em declarações, quarta-feira, à imprensa na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, a presidente do conselho de administração do Hospital Doutor Baptista de Sousa, Ana Brito, revelou que 40 funcionários daquela unidade de saúde, que serve várias ilhas do norte do arquipélago, estão infetados, o que, a seu ver, já obrigou à reorganização dos serviços e ao aumento da carga horária dos restantes trabalhadores.
Ana Brito explicou que, além da pandemia de covid-19, com o aumento exponencial de casos em São Vicente nos últimos dias, a ilha está a enfrentar outros surtos de viroses.
As autoridades sanitárias de Cabo Verde confirmaram, terça-feira, que a nova variante Ómicron já circula no país, no mesmo dia em que se registou, em 24 horas, mais 1.000 novos infetados com a covid-19 no arquipélago.
-0- PANA CS/DD 06jan2022