Agência Panafricana de Notícias

Cinco magistrados e oficial de justiça detidos no Mali por corrupção

Bamako, Mali (PANA) – Cinco magistrados e um oficial de Justiça malianos foram detidos terça-feira a pedido da Procuradoria Geral da República junto do Supremo Tribunal do Mali, anunciou quarta-feira à noite o ministro maliano da Justiça, Cheick Mohamed Bathily.

Os réus são o procurador do Tribunal da Comuna II de Bamako, Abdoulaye Kamaté; o juiz de instrução do Tribunal de Mopti (norte), Adama Zié Diarra; o procurador do Tribunal de Mopti, Ousseyni Salaha; e o seu substituto Oubey Doulla Mohamoudou; o escrivão do Tribunal de Mopti, Ibrahima Kanté, e o oficial de Justiça, Sékou Ballo.

Todos são acusados de extorsão de somas em dinheiro a pessoas processadas pelos tribunais que deles dependem.

Enquanto se aguarda pelos seus julgamentos, investigações continuam para determinar a gravidade dos factos.

Este facto raríssimo vai dar que falar nos próximos dias e nas próximas semanas, por ser inédito, sublinha o diário nacional L’Essor.

O jornal acrescenta que « a prática da impunidade que se instalou no país, há vários anos, acabou por levar os homens a esquecerem que um magistrado pode ser processado».

As pessoas acusadas incorrem em penas de cinco a 20 anos de prisão, de acordo com a fonte.

As novas autoridades malianas anunciaram recentemente que a corrupção será combatida no Mali e que ninguém está acima da lei.

-0- PANA GT/JSG/FK/DD 12dez2013